Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blog Restart

A Restart é um centro de formação profissional que constitui um espaço único de formação, produção e animação cultural em Lisboa.

23º CURTAS VILA DO CONDE

De 4 a 12 de julho, o Curtas Vila do Conde – Festival Internacional de Cinema voltará a ser a montra privilegiada da mais recente produção em formato curto através das Competições Nacional, Internacional, Experimental, Vídeos Musicais, Take One! e Curtinhas.

O vencedor da Competição Take One!, prémio para os talentos saídos das escolas de cinema e audiovisuais, irá ganhar o Prémio Restart - um vale em formação e/ou utilização em meios de produção e pós-produção com equipamento ou espaços técnicos no valor de 500 euros na nossa escola.

 

Competição Nacional do Curtas Vila do Conde apresenta uma liberdade criativa através de um conjunto de filmes que voltam a colocar a curta-metragem portuguesa no radar dos festivais internacionais.

O melhor filme da Competição Nacional será galardoado com o Prémio BPI, no valor de 2000 euros, e o Prémio Pixel Bunker, com 2500 euros em serviços. A SPA – Sociedade Portuguesa de Autores premiará, com 1500 euros, o filme nacional mais votado pelo público. O melhor realizador português será distinguido pela DigiMaster com um prémio no valor de 3000 euros em serviços.


Por sua vez, a Competição Internacional do Curtas Vila do Conde, apresenta uma assinalável diversidade temática e geográfica através de filmes de Virgil Widrich, Bill Plympton, Antonin Peretjatko, Kleber Mendonça Filho, Sergei Loznitsa, entre outros.

Ao melhor filme desta competição será atribuído o Grande Prémio Jameson, no valor de 2000 euros. Será também distinguida a melhor curta-metragem de cada categoria a concurso: Animação, Documentário e Ficção. Ao filme mais votado pelo público será atribuído o Prémio do Público Niepoort, no valor de 1000 euros. Ainda na Competição Internacional, será anunciado o prémio para Melhor Curta-Metragem Europeia, que inclui a nomeação para os Prémios do Cinema Europeu organizados anualmente pela EuropeanFilm Academy.  

Competição Experimental voltará a desafiar convenções apresentando artistas e cineastas que ousam olhar mais à frente. A seleção do Curtas Vila do Conde oferece uma oportunidade para redescobrir os grandes autores deste género, entre eles Volker Schreiner, Johan Grimonprez, Peter Tscherkassky, Ken Jacobs, Johan Lurf, Bill Morrison, Jennifer Reeves, Louise & Jane Wilson, Jay Rosenblatt e Deborah Stratman. Trata-se de um conjunto de luxo que fará destas sessões, à semelhança dos anos anteriores, salas esgotadas do Teatro Municipal. O melhor filme experimental será premiado com 750 euros.

Competição de Vídeos Musicais regressa ao Curtas Vila do Conde num formato dedicado à produção nacional através de artistas como Clã, X-Wife, PZ, Gala Drop e Linda Martini. Na tela grande do Teatro Municipal, estes filmes ganharão outra dimensão. O melhor vídeo em competição receberá um prémio no valor de 750 euros patrocinado pela FNAC.

Reservada a filmes de estudantes, a Competição Take One! apresentará uma nova geração de talentos saída das escolas de cinema e audiovisual. O melhor filme desta competição arrecadará três prémios: Prémio Smiling, no valor de 1500 em serviços de aluguer de equipamento com patrocínio Smiling/Nova Imagem, o Prémio Restart, e o Prémio da Agência da Curta Metragem, que garantirá a inscrição do filme num circuito internacional de festivais de cinema.

Na Competição Curtinhas, o júri, composto por 15 crianças com idades entre os 6 e os 12 anos, votará no melhor filme ao qual será atribuído um prémio de 1000 euros patrocinado pelo Mar Shopping. Esta secção do Festival, conta também com um espaço infantil e várias oficinas, permitindo aos mais novos participarem numa semana de cinema em família.


Adicionalmente, será atribuído um prémio de aquisição Canal + Espanha, para um filme da Competição Nacional, e, ainda, haverá lugar a uma escolha de aquisições entre os filmes em competição, resultado de uma parceria com a TVCine & Séries.

As diferentes competições do Curtas Vila do Conde vão, assim, voltar a garantir as sessões mais diversificadas e concorridas do Festival, com filmes de inegável qualidade, grande parte em estreia nacional, que mostram o estado atual do mundo e o melhor da produção recente.

+ info aqui.